14.4.11

XIV SAL - Seminario de Arquitectura Latinoamericana, Campinas, Brasil, 8-11 de noviembre de 2011


CHAMADA DE TRABALHOS

TEMA

Contribuições à Crítica em Arquitetura e Urbanismo na América Latina: reflexões sobre os 25 anos de SAL e projetos para o século XXI

APRESENTAÇÃO

A realização do Seminário de Arquitetura Latino-americana (SAL) iniciou-se em 1985 com o Encontro de Arquitetos Latino-americanos, no marco da I Bienal de Arquitetura de Buenos Aires, apoiado pelo Centro de Arte y Comunicación e a revista de arquitetura Summa. O grupo de arquitetos fundadores do SAL buscou promover coletivamente uma reflexão crítica sobre a arquitetura latino-americana a partir do eixo identidade e modernidade, neste período marcado pela redemocratização de alguns países do continente e pela permeabilidade crescente de ideais neoliberais nas políticas culturais vigentes.

Essa reflexão crítica resultou em linhas de pensamento e formas de projetar a arquitetura que refletiram uma posição crítica perante a história, a cidade, a paisagem, os sistemas e materiais construtivos. Ao longo de suas edições, o SAL ampliou-se consideravelmente quanto ao número de participantes e abrangência temática em resposta às principais questões urbanas que atingem as cidades latino-americanas.

Agora, em 2011, a programação das palestras propõe refletir o percurso dos 25 anos do SAL e indagar sobre as contribuições dos seminários para a construção de um pensamento crítico em arquitetura e urbanismo na América Latina, tanto no campo disciplinar, quanto na ampliação de sua função social. Busca-se, também, incentivar as novas gerações de arquitetos e urbanistas a contribuírem no evento.

A programação das palestras e comunicações orais organiza-se em três eixos temáticos, nas quais serão apresentadas e debatidas pautas e linhas de pensamento crítico sobre a arquitetura e o urbanismo na (da) América Latina, bem como para o milênio.

PARTICIPAÇÃO

O XIV SAL está direcionado a arquitetos e urbanistas, acadêmicos e/ou profissionais, historiadores, sociólogos, antropólogos, engenheiros, geógrafos e outras disciplinas com interfaces nos eixos propostos. Serão aceitas comunicações de trabalhos acadêmicos, assim como análises críticas de projetos ou obras de arquitetura e urbanismo executados.

Os resumos enviados serão submetidos à Comissão Científica que os classificará segundo quatro situações:

(1) aprovado para publicação de resumo e texto integral;

(2) aprovado para publicação de resumo, texto integral e comunicação oral;

(3) eventualmente, alguns trabalhos poderão ser aprovados e propostos pela Comissão Científica para apresentação na forma de painéis ou apresentação Digital, e,

(4) não aprovado.

EIXOS TEMÁTICOS

Espaço Público e Cidadania

Estudos crítico - propositivos sobre projetos de espaços públicos voltados à inclusão social. Históricos de espaços públicos na América Latina. Usos e abusos dos espaços públicos na vida pública contemporânea. Projetos de praças, parques, centros cívicos e esportivos e sustentabilidade. Recuperação de espaços públicos degradados com soluções inovadoras. Transformação dos espaços intersticiais ou vazios urbanos pelo uso comunitário. Resignificação dos espaços públicos.

Patrimônio e Cultura

Novos instrumentos de conservação e restauro do patrimônio cultural no século XXI. Intervenções em Centros Históricos e teoria do restauro no século XXI. Projetos de reabilitação e programas de gestão de centros históricos, novos parâmetros para valorização do patrimônio cultural. Arquitetura contemporânea em áreas históricas culturais da América Latina. Patrimônio cultural e identidade contemporânea. Patrimônio imaterial e memória. Novas categorias de proteção e conservação patrimonial.

Infraestrutura, Ambiente e Moradia

Projetos contemporâneos de infra-estrutura (em áreas portuárias, ferroviárias, entre outras) que contemplem novas proposições no tratamento de áreas urbanas deterioradas e ambientalmente degradadas. Projetos urbanos de recuperação de áreas degradadas e inclusão social. Soluções inovadoras de habitação de interesse social. Habitações emergenciais.

NORMAS TÉCNICAS para o envio do RESUMO das comunicações

Deverão ser enviados Resumos Expandidos com 5000 caracteres sem espaços, formato Word, letra Arial 11. Não incluir imagens. Serão aceitos resumos em português e espanhol.

Os resumos deverão ter a seguinte estrutura: tema, objetivos, metodologia e informações utilizadas, parte dos resultados, conclusões ou reflexões sobre os resultados, propostas ao debate, principais referências bibliográficas (cinco, no máximo). Deverá ser inserido o título ( Arial 12), nome do autor (es), Instituição a que pertence e Atividade Principal do Autor (es). A primeira letra de cada palavra deverá ser em maiúscula. Deverá, também, ser indicado o eixo temático no qual o trabalho insere-se.

Enviar os Resumos Expandidos para o e-mail: xivsal.arqal@iar.unicamp.br

Para outros esclarecimentos ver o site www.iar.unicamp.br/xivsal

NORMAS TÉCNICAS para o envio das comunicações aceitas

Os participantes deverão enviar o texto integral das comunicações orais aceitas para o
email: xivsal.arqal@iar.unicamp.br

PRAZOS

Envio dos resumos: até 30 de abril de 2011.
Notificação das comunicações aceitas: 30 de junho de 2011.
Envio do texto integral das comunicações aceitas: 30 de agosto de 2011.

REALIZAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL de CAMPINAS - UNICAMP
Instituto de Artes, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e Faculdade de Engenharia
Civil, Arquitetura e Urbanismo


APOIO INSTITUCIONAL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias
Programa de Pós - Graduação em Urbanismo

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós - Graduação em Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós - Graduação em Arquitetura e Urbanismo


COMISSÃO ORGANIZADORA

Maria José A. Marcondes - IA/UNICAMP- (Coordenação Geral)
Maria Stella Bresciani - IFCH/UNICAMP
Leandro Medrano - FEC ARQ.URB./UNICAMP
Maria Cristina Schicchi - POSURB/PUC Campinas
Manoel Lemes da Silva Neto - POSURB/ PUC Campinas
Angélica T. Benatti Alvim - FAU/MACKENZIE
Abílio Guerra - FAU/MACKENZIE
Luis Antonio Jorge - FAU/USP

COMISSÃO CIENTÍFICA

Humberto Eliash - FAU / UCHILE - Chile
William Rey- FARQ/UY - Uruguai
Jorge Ramos - FADU/UBA - Argentina
Rodolfo Santamaria FAU/UAM - México
Melin Nava - FAU/UCV - Venezuela
Roberto Segre - FAU/UFRJ - Brasil
Fernando Diniz -DAU /UFPE - Brasil
Leonardo Castriota -EA/UFMG - Brasil
Jorge Ramirez - IIE/UNAL - Colômbia
Érika Schnitter- Escuela Arq. Diseño / ISTHMUS - Panamá
Alfonso Ortiz - Colégio ARQ./USFQ - Equador
Enrique Bonilla Di Tolla- Carrera ARQ. Gestión Proyectos / ULIMA - Peru
Gustavo Moré - Moré Arq. S.R.L.- República Dominicana

APOIO CULTURAL

VITRUVIUS

No hay comentarios.:

Publicar un comentario