3.10.13

Longas latino-americanos buscam indicação a Oscar de melhor filme estrangeiro



Vía Folha de São Paulo.

Dez filmes latino-americanos, a maioria já premiada e que só escapam do drama ou do gênero policial uma comédia romântica e uma produção infantil, são candidatos a concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeira em 2014.

Este ano Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, México, Peru, Uruguai e República Dominicana enviaram filmes para a Academia de Cinema Americana, e o objetivo é conseguir pelo menos uma indicação, como em 2013, quando o chileno "Não", de Pablo Larraín, foi uma das cinco escolhidas.

Se houvesse mais de uma, como foi em 2010, último ano que a América Latina trouxe o Oscar, se confirmaria o que disse nesta quarta-feira (2) a ganhadora da Concha de Ouro do Festival de San Sebastián, a venezuelana Mariana Rondón, diretora de "Pelo Malo" (sem título em português): "o cinema latino-americano vive um momento extraordinário, por sua amplitude é possível reconhecer autores e tendências distintas".

Na lista o Chile está representado por "Gloria", de Sebastián Lelio, um drama sobre uma mulher de 58 anos diante da chegada da terceira idade.

Paulina García, protagonista de "Gloria", recebeu o Urso de prata de Melhor Atriz no último Festival de Berlim. O longa é cotado no site especializado "IndieWire" como o terceiro dos cinco possíveis finalistas e a única produção latino-americana.

O Brasil está na lista com a estreia do diretor pernambucano Kléber Mendonça Filho, "O Som ao Redor", policial eleito melhor filme no 3º Prêmio Cinema Tropical em Nova York em janeiro.

"Wakolda", da argentina Lucía Puenzo, filha de Luis Puenzo, ganhador do Oscar em 1986 com "A História Oficial", foi o escolhido pela Academia de Cinema da Argentina para a competição. A história acompanha a percurso do médico nazista Josef Mengele pelo território sul-americano depois da Segunda Guerra Mundial.

O Peru, que em 2010 foi indicado ao Oscar com "A Teta Assustada", indica este ano drama "El Limpiador", dirigido por Adrián Saba del Munck, de 25 anos, e protagonizado pelo experiente ator Victor Prada.

O filme, ganhador do prêmio Novas Vozes no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs (EUA), relata a história de um limpador que se torna responsável por uma criança órfã após uma estranha epidemia em Lima, capital peruana.

A Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas optou por "Heli", o terceiro longa-metragem do diretor Amat Escalante, que valeu o prêmio de Melhor Diretor em Cannes a ele em maio deste ano.

Esta história de uma família envolvida em uma guerra de cartéis de drogas contada a partir da relação amorosa entre uma jovem de 12 anos e um policial roça os limites do terror, "mas colocada na realidade, o que torna ainda mais horrorosa", disse o cineasta.

A Colômbia aposta no Oscar 2014 a "A Praia D.C.", estreia do diretor Juan Andrés Arango que foi exibida na seção Um Certo Olhar do Festival de Cannes e que conta a odisseia de três irmãos afrocolombianos que fogem à capital após as pressões econômicas de sua família.

"Brecha no Silêncio", filme de baixo custo de Luis e Andrés Rodríguez, diretores dedicados ao gênero documentário, será o representante da Venezuela na competição. O filme conta a história de Ana, uma jovem surda e com uma relação familiar complicada, e foi feito com o apoio da Associação Venezuelana de Surdos.

Na última hora, Equador e Uruguai confirmaram sua entrada na competição com "Melhor Não Falar de Certas Coisas" de Xavier Andrade, vencedor do Festival de Lleida na Espanha e do Festival de Cinema das Américas nos EUA, e "Anina", de Alfredo Soderguit, a aposta mais original, uma animação infantil.

O longa uruguaio, uma coprodução com a Colômbia, onde ganhou vários prêmios, narra a história de Anina Yatay Salas, uma menina que vive autoconsciente sobre ter nome palíndromo, um pretexto para refletir sobre família, educação, infância ou respeito pelos outros.

A produção equatoriana, premiada na Espanha, EUA e República Dominicana, "é a história de uma família de classe alta em uma cidade pequena, a história dos vícios desta família e como há coisas das quais é melhor não falar para manter as aparências", disse sua produtora, María dos Ángeles Palacios.

Completa a lista a República Dominicana com "Quem Manda?", de Ronni Castillo, uma comédia romântica totalmente filmada em Santo Domingo.

O prazo para apresentar propostas para as candidaturas a Melhor Filme Estrangeiro terminou na terça (1).

A lista dos indicados a melhor filme estrangeiro pela Academia sai dia 15 de janeiro de 2014, dois meses antes da realização da cerimônia de entrega do Oscar, que acontecerá em 2 de março de 2014 em Los Angeles e será apresentada por Ellen DeGeneres.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario