16.6.11

VideoBrasil reúne Karim Aïnouz e Olafur Eliasson


Vía VideoBrasil

08.06.11

Concebido como um exercício em torno da obra do artista dinamarco-islandês Olafur Eliasson, o sétimo filme da série Videobrasil Coleção de Autores terá a assinatura do cineasta brasileiro Karim Aïnouz.

A mostra de Eliasson no 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, Seu corpo da obra, serve de matéria-prima às proposições iniciais de Aïnouz, que quer explorar a presença humana, central nas obras, e aproximá-las de referências pessoais, como o universo dos parques de diversão nordestinos.

"A obra de Olafur tem um caráter de ilusionismo", justifica o cineasta, conhecido por obras como Madame Satã (2002) e O abismo prateado, que participou da Quinzena dos Realizadores em Cannes em 2011. "O que ele cria é uma espécie de sensorama."

O projeto do filme, que tem lançamento previsto para o começo de 2012, será precedido por outra colaboração entre Eliasson e Aïnouz. Os dois desenvolvem em colaboração uma obra que integra a exposição de Olafur no Festival.

No começo de maio, Aïnouz esteve em São Paulo para captar imagens para o projeto no Minhocão. "A ideia é levantar um acervo de planos fixos, e que contenham movimento, modulação, cinese – imagens que possam se tornar cinema", diz Karim. Dentro de uma linguagem próxima à do cinema expandido, a obra busca revelar dimensões sensoriais da cidade de São Paulo que o olhar acostumado pelo cotidiano já não percebe.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario