7.3.17

Universidade Federal de Santa Catarina recebe a exposição ‘Arquitetura Moderna na América Latina’

Vía UFSC.



O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC promove no dia 7 de março, às 14h, no auditório da Reitoria, uma teleconferência com o professor Fernando Lara, como abertura da exposição “Arquitetura moderna na América Latina”. A mostra foi idealizada para acompanhar o livro Modern Architecture in Latin America: Art, Technology and Utopia, de Luis E. Carranza e Fernando Lara, lançado em janeiro de 2015. A exposição fica aberta a visitação até 18 de março, no hall da Reitoria.

São 300 ilustrações organizadas em formato de linha do tempo, mas que possibilitam diversos olhares e narrativas sobre a construção da modernidade latino-americana em suas condições históricas, sociais, políticas e culturais. A exposição, montada em março de 2015, passou desde então pelas cidades de Austin, Madrid, Rio de Janeiro, Cidade do México e Saint Louis. Após sua passagem por Florianópolis, segue para Recife, Santiago e Bogotá.

A professora Karine Daufenbach diz que a ‘América Invertida’ de Joaquín Torres-García se tornou o mote da exposição, em que o olhar contínuo é desconstruído em vista dos diversos olhares possíveis a explorar essa densa rede de experiências e manifestações modernas”.

Para auxiliar na leitura da exposição, os edifícios estão tingidos em cores que correspondem aos três grandes temas explorados no livro – arte, tecnologia e utopia – e organizados por latitudes. Além disso, os edifícios são conectados por meio de suas semelhanças: urbanismo, surrealismo, experimentação, brutalismo, habitação, entre outras.

Fernando Lara é arquiteto, PhD pela Universidade de Michigan, professor na Escola de Arquitetura de Austin e coordenador do Grupo Latin American Modern Architecture (Lama) da Universidade do Texas

No hay comentarios.:

Publicar un comentario